sexta-feira, novembro 24, 2006
terça-feira, novembro 21, 2006
Nacional!
3º lugar!
Mais uma vez restringo-me a um 3ºlugar, e mais do que pelo mérito do meu adversário acredito que tenha sido por meu desmérito, não que não tivesse vontade de ganhar, estava tranquilo, não excessivamente confiante, conhecedor do valor do adversário e por isso com cautela.
O combate é longo, tem de se esperar pela altura certa para marcar, não nos devemos precipitar nem tardar demasiado a conseguir uma vantagem, um equilíbrio díficil entre saber esperar o momento certo para atacar e marcar vantagem, no combate decisivo perdi noção do tempo, muito por culpa do ritmo que entregámos ao combate e da paragem ao meio, acabei como começei sem estar cansado e com o marcador a zero, por culpa minha perdi.
O resto não interessa, não me serve o terceiro lugar como muito proavelmente não me serviria o segundo ou quem sabe até o primeiro, mas não obstante era aí que sonhava chegar. As opções que tomo não são propriamente pró-judo, tenho em noção que o facto de estar em Barcelona não me ajuda em nada nesta época que se aproxima, pelo menos com a federação que temos em Portugal, não é pela disponibilidade que dou ao Judo mas sim pela política levada pela federação.
Porque não estão predefinidas as vagas ás competições internacionais? à muito que já se encontram programadas, a federação sabe qual o orçamento que tem para uma época, então que marque o primeiro vai a X provas, o segundo vai a Y, os terceiros a Z provas, a exemplo daquilo que se faz no país vizinho.
Seria tudo muito mais fácil, toda a gente já sabia com que contar, podiam programar a época competitiva de forma a se encontrarem no pico de forma na competição a que estavam incubidos de ir, mas isto é o que não lhes convém, o judo é feito de incertezas, até o combate acabar tudo pode acontecer, já vi atletas com longos cúrriculos perderem com outros totalmente desconhecidos, já vi ganhar ao último segundo.
Num desporto assim tudo pode acontecer, mas é contra isto que a federação e os treinadores nacionais vão, eles querem certezas, escolhem um predestinado e é esse perdendo ou ganhando que é o melhor, se ganha é a confirmação , se perde é algo que pode acontecer mas não existem grandes preocupações para os intocáveis.
Isto leva que na realidade o Judo em Portugal seja feito de atletas de topo e atletas mediocres que aspiram nada mais que, uma participação no Nacional! Que ficam contentes com uma medalha, pois grande feito!!!
O Judo é muito mais do que competição, os clubes não conseguem ter classes de manutenção para as pessoas que não querem mais do que se divertir e fazer um pouco de desporto, pelo grau de exigência não se consegue cativar os miúdos para fazerem Judo pelo prazer, muitos acabam por desistir pois se não gostam de competição fácilmente deixa de haver espaço para eles nos clubes que só estão virados para esta.
O Judo competitivo por seu turno é muito mais que o Camp Nacional, são todos os torneios internacionais e no pico os Camp da Europa, Mundo e Jogos Olímpicos; Para estes sim se deve treinar e a Federação deve trabalhar no sentido de ter mais do que um atleta de topo, pois em Portugal isto está mais delegado ao atleta do que à federação, se queres ser bom claro está, a iniciativa tem de partir de ti, depois tens de ter um bocadinho de sorte, investir do teu bolso primeiro e tirar resultados, só depois de estares no topo por ti. a federação olhará para ti, isto se por “simpatia” não tiveres caído nas graças da federação antes, depois de estares no topo pode acontecer que nunca caias nas graças da federação e aí a luta continua.
No balneário conversava-se sobre a dificuldade de compatibilizar uma carreira de nível internacional com a prática quer profissional, quer universitária! Poderia dar exemplos, quase todos fazem um ano sabático quando estão em preparação para uma grande competição, pois isso trás muitas implicações, nem toda a gente se pode dar ao luxo de o fazer, especialmente quando se tem uma carreira longa, que se torna ainda mais longa pelo atrasar da entrada no curso e pelos escassos rendimentos que advêm da prática de Judo!
Mas felizmente continuo a divertir-me e a praticar. Para o ano estarei por algumas competições e seguramente pelo nacional! Aqui vou dando notícia.
quarta-feira, novembro 15, 2006
terça-feira, novembro 14, 2006
Lições de Coro (grátis)!
As aulas acontecem em Barcelona, pode-se chegar através da vueling ou da clickair, qualquer uma das duas é uma boa opção!
Motivos para vir não faltam, agora quero ver as desculpas a surgir!
Lição nº1 entre 30/11 a 3/12 primeiros coristas Paulinho e Ricardo!
Aceitam-se próximas inscrições!
Se vienes solo o en grupos de dos, mi casa es su casa, si vienes en grupos largos, se queda en Kabul! !Qualquer uma das alternativas é viável apesar da primeira ser economicamente mais favorável!
Ps: Música "We're From Barcelona" por "I'm From Barcelona"!
sexta-feira, novembro 10, 2006
Malta Brava.com
Depois do ataque dos clones?!?!?! E da massificação das Patatas bravas é a vez agora de apresentar o que Barcelona mais temia,MALTA BRAVA, há muitos anos que se falava na possibilidade de tão temível invasão poder acontecer, vindo um pouco de todo o mundo os mais loucos juntaram-s






quinta-feira, novembro 09, 2006
Fragmentos existenciais
Mas tinha pensado dar um novo ar, talvez mudar o título, mas isso não, uma vez pingalin , para sempre pingalin!
O rock?! Esse há-de estar sempre presente onde estiver, quer no sentido musical, quer no sentido da aventura inerente !
O fundo?! Bem o fundo, depois de uma breve inspecção e de alguma experimentação com outros motivos, decidi manter o mesmo, pois tal como no ínicio é aquele que mais me cativa.
A imagem de ínicio?! Gosto muito dela, tem muito a ver comigo, no sentido de uma vida ter muito para onde dar, e como a minha vida esta foto tem muito pormenor, no final todo o pormenor junto dá um quadro muito bonito. Por isso também não é fácil a sua substituição, mas graças ao meu novo companheiro de aventura e casa ( muita sorte tive) Figó, erudito na arte da fotografia e do marketing ajudou-me preciosamente, ou seja, juntou fragmentos da minha existência, dando um quadro lindo que não faria sentido sem vocês, muitas outras pessoas importantes na minha vida ficaram de fora, a eles o meu sincero pedido de desculpas, é fácil lembrar-me de muitos que também adoraria colocar.
A todos um muito obrigado por me trazerem tanta alegria á vida, tornam tudo muito mais fácil!
